Acreditamos

O Instituto de Direito Coletivo defende formas colaborativas de tutela de direitos universais e resolução de conflitos, sem excluir, quando necessário, as ferramentas judiciais e extrajudiciais de tutela coletiva.

 

A formação de uma sociedade crítica e consciente de seus direitos também é uma das atribuições do Instituto de Direito Coletivo.

 

Nossa missão é orientar, conscientizar e defender o pleno exercício dos direitos e interesses coletivos.

Diferenciais

O IDC é um espaço para o desenvolvimento de projetos de mobilização, defesa dos direitos e interesses coletivos, ensino e pesquisa, visando contribuir para a disseminação de uma nova forma de entender a tutela dos direitos e interesses coletivos.

 

Apesar do microssistema do direito coletivo possuir atores importante, como o Ministério Público, a Defensoria Pública, Autarquias, Empresas Públicas, Entes Federativos, entre outros, a defesa dos direitos e interesses coletivos por associações se dá de forma pontual, sem grande reflexo na tutela efetiva destes.

 

Nesse sentido, o Instituto de Direito Coletivo pode auxiliar na formação e organização coletiva dos titulares do direito e interesses coletivo atingidos e defender em juízo e fora dele a plena satisfação do direito coletivo.

 

Acreditamos que a tutela coletiva de direitos e interesses coletivos é a forma mais eficiente de acesso aos direitos universais.