IDC - Instituto de Direito Coletivo

Reciclando o Amanhã

Cidadania

As Atividades de assessoramento e de defesa e garantia de direitos

O projeto Reciclando o Amanhã: Teresópolis articula três áreas de atuação: social, ambiental e econômica. A componente social, direcionada aos catadores do lixão do Fisher e seu núcleo familiar, visa integrar essas pessoas ao sistema de proteção social de modo a garantir seus direitos e fortalecer seu processo de emancipação cidadã.

A componente ambiental tem como objetivo final promover a redução da emissão de gases do efeito estufa que causam o aquecimento global, pela promoção da reciclagem e justiça ambiental, assim como a destinação ambientalmente adequada dos resíduos e inserção no sistema de logística reversa.

E a área econômica será trabalhada por intermédio da geração de renda, trabalho, formalização de cooperativa de catadores e desenvolvimento econômico do município impactado.

Portanto, o IDC, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), SEBRAE, DPE e PUC-Rio, desenvolverá as seguintes ações:

Diagnóstico e Análise Socioeconômica do Público-Alvo: aproximação, diagnóstico socioeconômico, encaminhamento para cuidados básicos de saúde e cadastramento dos trabalhadores do lixão do Fisher e suas famí­lias nos programas sociais a que têm direito, além de iniciar os contatos com lideranças locais, governo, iniciativa privada e organizações da socie­dade civil.

Mapeamento das oportunidades e capacidade de absorção do mercado de trabalho de Teresópolis: realizado em parceria com o SEBRAE.

Articulação Local e Políticas Públicas: junto ao governo municipal e aos grandes geradores de resíduos sólidos do município, trabalhar para a in­serção dos catadores na cadeia produtiva de resíduos sólidos, criação de programas de apoio aos catadores e recicladores, fomento às coopera­tivas, promoção da educação ambiental e desenvolvimento de políticas públicas.

Para saber mais, acesse o Relatório Anual

Pular para o conteúdo