IDC - Instituto de Direito Coletivo

Biodiversidade

Cidadania

As Atividades de assessoramento e de defesa e garantia de direitos

Também chamada de diversidade biológica, a biodiversidade é a variedade das formas de vida do Planeta Terra. O termo se estende para além da diversidade de espécies, e inclui a variedade de genes contidos em cada indivíduo (diversidade genética) e a variedade de ecossistemas onde estas formas de vida habitam (diversidade de ecossistemas).

 A Convenção sobre a Diversidade Biológica define a biodiversidade como “a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de diferentes ecossistemas”.

Conheça nossa Cartilha:

Conferência das partes pela Biodiversidade. Desafios e Oportunidades pelo Brasil

E você sabe o que é a Convenção sobre a Diversidade Biológica?

Convenção sobre a Diversidade Biológica – CDB é um tratado internacional que teve origem na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, também conhecida como Rio-92. Atualmente este tratado possui 196 países signatários e a União Europeia, que tem como metas a proteção e o uso sustentável da biodiversidade e o compartilhamento justo e equitativo dos benefícios do uso do patrimônio genético.

É tanta sigla e número que a gente se confunde! 

E o que é a COP afinal? E por que devemos estar por dentro do que será discutido neste evento? 

COP é uma sigla em inglês para “Conference Of Parties”, que significa a Conferência entre as Partes. As partes, neste caso, são diferentes representantes que assumem compromissos para um planeta sustentável.

A COP-15 de Biodiversidade tem este nome porque é a décima quinta vez que representantes de várias partes do planeta se reunirão na Convenção sobre a Diversidade Biológica, para tratar de questões relacionadas a deter e reverter a perda de biodiversidade. A primeira parte da COP-15 de Biodiversidade ocorreu em 2021 de forma virtual por conta da pandemia de COVID-19, em Kunming, na China. Em dezembro de 2022 terá a segunda parte da COP-15 de Biodiversidade, desta vez de forma presencial em Montreal, no Canadá.

Para você não ficar de fora e acompanhar os principais temas que serão tratados na COP-15, consulte o Guia informativo. Conferência das Partes pela Biodiversidade – COP 15: Desafios e Oportunidades para o Brasil

Ainda dá tempo da gente deter e reverter a perda de biodiversidade. Somos parte da solução, porque somos parte da biodiversidade!

Conheça nossa Playlist sobre Biodiversidade

Pular para o conteúdo